“The Heavyest Four” – Os pilares do death metal
Se a semana passada havíamos falado em “The Big Four”, esta semana duplicamos o peso e falamos em “The Heavyest Four”. Falamos agora não de thrash metal, mas de death metal.
Ora bem, quem são então “The Heavyest Four”? Nada mais, nada menos que os quatro principais pilares de um estilo que começou a despontar no início da década de 90, em termos de popularidade, mas que já ameaçava desde meados da década de 80. Death, Deicide, Morbid Angel e Obituary são o quarteto em revisão esta semana.
De salientar que estes quatro nomes são apenas válidos para os Estados Unidos, uma vez que no velho continente a tempestade viria ligeiramente mais tarde.
A incursão começa obviamente pelos Death, considerados por todos como os principais impulsionadores do movimento. A banda de Chuck Schuldiner foi realmente aquela que, não só criou o estilo, como também o inovou, com arranjos melódicos, coisa que até então não era usual. Os Death só foram arredados da cena pesada após a morte prematura do seu líder, a 13 de Dezembro de 2001.
Na lista, seguem os Morbid Angel, liderados por David Vincent (voz e baixo) e Trey Azagthoth (guitarra).
De resto, pode dizer-se que foi esta a banda que juntou o lado satânico ao Death Metal, em conjunto com os Deicide, de quem falamos à frente.
A abordagem sonora dos Morbid Angel diferenciava-se da dos restantes, pelo cruzamento constante de ‘blastbeats’ nos seus temas, conjuntamente com partes mais arrastadas e por vezes pouco dissonantes.
Os Obituary escreveram algumas das melhores páginas desta vertente.
Diferentes de tudo e de todos, a originalidade, quer ao nível vocal, quer instrumental, fez do colectivo liderado pelos irmãos John e Donald Tardy um dos expoentes máximos da cena.
Para terminar, resta dizer que os Obituary foram das poucas bandas do género a lançar alertas (através da música) no que respeita ao meio ambiente, sendo o álbum “World Demise” um grande exemplo.
Terminamos a ronda com a banda que mais polémica gerou ao longo dos anos. Falamos dos Deicide, quarteto liderado por Glen Benton. Lembre-se que muitas das bandas de black metal que surgiram na década de 2000, diziam-se fortemente influenciadas não só pela banda em questão, mas principalmente pelo seu mentor.
Death metal ultra rápido, aliado a barreiras demolidoras de ‘riffs’, fizeram dos Deicide, um must nesta vertente.
Google+
+ There are no comments
Add yours