IndieU – Ana Miró é Sequin


Sequin é o alter ego musical de Ana Miró produzido pelo génio da música electrónica portuguesa Moullinex. O primeiro trabalho chama-se Penelope e já roda nos círculos certos das novidades da música portuguesa desde Abril de 2014.

Quem é Ana Miró? Nasceu em Évora há 25 anos, e foi em terras alentejanas que deu os primeiros passos na música. Começou como vocalista e teclista da Ballis Band, projecto onde tocava com amigos. Frequentou a Universidade em Évora durante três anos mas acabou por mudar-se para a capital onde começou a participar como convidada no projecto Jibóia.

Em 2012, decide dedicar-se ao que mais tarde viria a ser Sequin. Havia uma grande vontade de experimentar e de se libertar da dependência musical de que sofrera até então. A música electrónica foi algo que fluiu naturalmente apesar de Ana Miró ter estado sempre ligada “rock psicadélico”. Entretanto já teve oportunidade de abrir para Jibóia e para as norte-americanas Warpaint.

Incentivada por Luís Clara Gomes, a.k.a. Moullinex, Penelope, que até ao Verão de 2013 havia sido pensado como EP, acabou por se converter em álbum, Ana Miró considera que Moullinex acabou por dar aquele toque final acrescentado a essência que poderia estar em falta nas faixas. Este trabalho não pode de alguma forma ser considerado linear na sua envolvência musical. Dotado de momentos inocentes e de ingenuidade é esse o feeling que acaba por nos envolver ao longo de todo o disco. As influências sombrias e misteriosas estão muito presentes em Penelope através de faixas como “Meth Monster” ou “Crimson”, no entanto, uma vertente mais R&B e até mesmo House, podem ser escutadas em temas como “Beijing”, “Flamingo”, e “Hikaru Garden”. A nostalgia está na sua sonoridade em contraste com os ritmos dançáveis. Sequin acaba por ser um projecto dinâmico com uma exploração muito interessante desse ponto de vista.

Ana Miró diz-se bastante influenciada por algumas das mulheres do cenário actual da electrónica. Assinala nomes como Grimes, Jessy Lanza, Fever Ray, Kelela, e FKA Twigs.

Sequin é a única mulher a fazer parte do Colectivo Coronado, um grupo de amigos e criativos que são potencialmente o futuro da nova música portuguesa. O panorama musical português está ao rubro e Sequin é prova disso mesmo.

+ There are no comments

Add yours