“James Bond – 007”: Licença para escutar
Inspirado pela maratona de filmes do “007” que está a passar num canal de TV, recordo os sete temas mais marcantes que acompanham esta coleção. Até porque, a par do ator escolhido para o papel de Bond (hail Sir Roger), o tema musical sempre foi um marco pop cultural. Os critérios são: o impacto do tema no filme e na história da música, a popularidade do intérprete, o seu desempenho, e a originalidade e inovação do tema. Foi também considerada a época porque, afinal, são 53 anos de diferença entre o primeiro e o mais recente filme.
7º – “License to Kill” – Gladys Knight (1989)
A estrela da Motown, Gladys Knight, consegue elevar o tema a outra esfera. Aquele refrão é intemporal.
6º – “A View to a Kill” – Duran Duran (1985)
É impossível falar de música 80’s sem ‘vir à baila’ Duran Duran, a primeira banda a ser escolhida para o papel. E cumpriu-o. Tanto que, do catálogo “Bond” foi o único tema a atingir o top da Bilboard.
5º – “Skyfall” – Adele (2012)
Desde 1995, a escolha mais feliz para o papel. Adele consegue recuperar aquela essência típica dos anos 60, sendo ela própria. Com direito a Oscar!
4º – “Goldeneye” – Tina Turner (1995)
Basta um compasso para entrarmos no universo Bond. Marcou a fase Pierce Brosnan e foi preciso aparecer a Adele quase 20 anos depois para voltarmos a ter algo semelhante. Algo ‘à lá’ Diva Turner.
3º – “You Only Live Twice” – Nancy Sinatra (1967)
A intro quase tão icónica como o próprio tema de Bond. Atravessou gerações. Aquela guitarra a manter a frase musical enquanto Nancy transpira sensualidade e exotismo. ‘Bondish’ ao máximo!
2º – “Goldfinger” – Shirley Bassey (1964)
Há quem diga que é o tema mais Bond dos temas Bond! Ao terceiro filme da “série”, Shirley Bassey quase criou o cânone para a definição do que um tema de 007 deveria ser. E quando se dá o mote, merece-se reconhecimento.
1º – “Live and Let Die” – Paul McCartney (1973)
Marca a estreia de Roger Moore, e está associado a um dos melhores filmes da série, à data o mais bem sucedido ‘Bond single’. Os Guns n’ Roses fizeram uma grande cover. É Sir Paul McCartney! Rock and Roll com direito a reggae. Em qualquer lugar do mundo este é o primeiro da lista. Como li algures: este tema tem ‘balls and brains’. “So live and let die”. “Ta ra ram, Ta ra ram, tam tam!”.
/////
Google+
[…] Texto original publicado em Meia de Rock […]