Há 45 anos os Beatles subiram ao terraço para o último concerto


Há 45 anos acontecia um dos concertos mais míticos da história do Rock. A 30 de Janeiro de 1969, Jonh Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr subiram a “palco” para um concerto cheio de simbolismo, como o tempo viria a ditar.

A performance dos 4 magníficos no terraço dos estúdios da Apple fica na história, desde logo pelo facto de nenhuma outra banda o ter feito anteriormente – quase 20 anos depois, os U2 fazem o mesmo com o intuito de gravar o videoclip de “Where the Streets Have no Name”. Claramente, uma homenagem à rapaziada de Liverpool.

O que provavelmente poucos suspeitariam na altura é que essa seria a última vez que os Beatles atuariam juntos. Pois é. A última prestação ao vivo da banda mais influente de todos os tempos aconteceu no telhado do estúdio onde se encontravam a gravar. Estavam a decorrer as sessões que viriam a dar origem aos álbuns “Abbey Road” e “Let it Be”.

Curiosamente, esta foi também foi a primeira aparição ‘outdoor’ dos Beatles desde 1966. Durante os três anos anteriores a banda trabalhou apenas em estúdio. Escusado será dizer que esse período de clausura foi o mais profícuo da sua história.

Infelizmente, deste concerto ficou muito pouco para memória futura: entre temas que não foram tocados na totalidade e temas que não foram gravados por ter acabado a fita (!?), ficaram apenas registados  cinco temas. Um dos quais, “Don’t Let me Down”, não chegou a ser incluído em nenhum dos álbuns que estavam na forja. A forma berrada como Lennon canta o refrão é viciante e foi o prenúncio do que viria a ser o seu estilo com a Plastic Ono Band.

No fundo, sabe a pouco, o mundo queria mais. Precisava de mais. Ao sairem daquele telhado, os Beatles fecharam um ciclo.

+ There are no comments

Add yours