“A Bunch of Meninos” é o novo disco dos Dead Combo


“Quando começámos isto, não estávamos à espera de chegar até aqui”. Foi assim que, há um ano atrás, em entrevista ao Meia de Rock, Tó Trips, guitarrista dos Dead Combo, começou o balanço dos 10 anos de existência da banda. Agora, com o lançamento do novo disco – “A Bunch of Meninos”, parece-me mais claro do que nunca: há qualquer coisa de especial e inexplicável no sucesso da banda.

Não me lembro de outro artista português – ou banda – que, tocando apenas instrumentais, conseguisse atrair tanta admiração nacional e internacional. O único caso paralelo que me ocorre – sem ousar fazer qualquer comparação, até porque a indústria musical sofreu uma autêntica revolução em todos os aspectos, desde então – é Carlos Paredes.

“A Bunch of Meninos” é o quinto álbum dos Dead Combo, que nos últimos anos se tornaram um verdadeiro sucesso, enchendo salas por todo o País, e tocando em destinos tão distantes como Estados Unidos da América, França e Macau, por exemplo. O “empurrão” para o reconhecimento internacional surgiu com a presença no famoso programa “No Reservations” sobre Lisboa, que levou os Dead Combo ao segundo lugar da tabela de vendas no iTunes nos Estados Unidos da América na categoria de world music.

Por cá, conseguem agora uma façanha que talvez poucos esperariam: o novo álbum tornou-se no primeiro disco nacional a entrar directamente para o primeiro lugar do Spotify. “Nunca ninguém ultrapassou os Arctic Monkeys”, refere orgulhosamente a banda na sua página de Facebook, num post que rapidamente ultrapassou os 1600 “gostos”.

Em “A Bunch of Meninos” está presente o imaginário western característico dos Dead – em “Miúdas e Motos” quase que conseguimos ver um cowboy sereno, de cigarro no canto da boca e chapéu inclinado sobre o rosto, com o típico rolo de feno a atravessar a estrada vazia, momentos antes de uma rápida troca de tiros. Aliás, para completar o cenário só faltava mesmo aquele assobio do Ennio Morricone em “O Bom, o Mau e o Vilão”. Mas há também referências à música tradicional portuguesa (“Povo que Cais Descalço” e “Dos Rios”), e incursões pela américa latina.

Na entrevista que referi no início do artigo, Tó Trips disse o seguinte: “As pessoas gostam da nossa música, gostam de nós. Acho que somos uns gajos abençoados. Gostamos do que fazemos”. Se calhar é só isso. E chega perfeitamente.

 

Novo disco é editado na segunda-feira

“A Bunch of Meninos” já está disponível no Spotify há alguns dias e vai estar à venda nas lojas a partir de segunda-feira, dia 10 de Março. É hoje, no entanto, que começa a digressão de promoção do álbum, que vai passar pela cidade da Horta no dia 10 de Maio. A digressão passa também por cidades como Guimarães, Setúbal, Lisboa, Aveiro, Coimbra, Évora e Faro, entre outras.

 

+ There are no comments

Add yours