A máquina do tempo dos Oasis
Ninguém viveu verdadeiramente os anos 90, se não assistiu em primeira mão ao fenómeno que foi “(What’s the Story) Morning Glory?”. O segundo álbum dos Oasis ,de 1995, foi um dos momentos mais altos do movimento Britpop.
Quem já tinha tido contacto com o álbum de estreia da banda (“Definitly Maybe”) encontra neste “(What’s the Story) Morning Glory?”, um álbum diferente e bem mais maduro. Um álbum que os irmão Gallahger nunca mais conseguiram reproduzir. A magum opus da banda de Manchester.
Mais baladas e menos “rockalhadas”. Há a tentação de descrever o álbum desta forma, mas eu considero mais uma mistura cirurgicamente doseada destes elementos que, no fundo, é o que faz este tal Britpop funcionar.
Detectamos reminiscências de Beatles, não obstante a insistência da imprensa em forçar esta ligação, o facto é que quem conhece bem os magníficos de Liverpool, consegue encontrar traços semelhantes neste álbum. Principalmente através da voz de Liam Gallagher que, sendo única, arrisco a comparar com Jonh Lennon.
“(What’s the Story) Morning Glory?” tem muitos bons momentos, como a melodiosa “Champagne Supernova” ou a enérgica “Roll With It”, passando por “Some Might Say”, primeiro single do álbum e primeiro single da banda a atingir o 1º lugar no Reino Unido.
Mas se tem muitos bons momentos, o disco também tem momentos de excelência. Por norma, eu “afasto-me” dos hit singles, que depressa ficam banalizados e se esgotam. Mas neste álbum, os irmãos Gallagher conseguiram dois temas que marcarão para sempre uma geração e uma cultura.
“Wonderwall” e ” Don’t Look Back In Anger” não são músicas, são máquinas do tempo. Ainda me lembro onde estava quando ouvi pela primeira vez Liam Gallagher a cantar “…her soul slides away…”. Ainda hoje estas músicas têm o condão de nos levar para meados dos anos 90.
No geral é um álbum cheio de “catchy phrases and earing tunes”, que mesmo não sendo inovador ( e não o é de todo) deu uns preciosos pontos de vantagem aos Oasis sobre os Blur na mítica rivalidade entre as duas bandas britânicas.
Google+
+ There are no comments
Add yours