Ana Figueiredo – A Esperança dos Loucos
Ana Figueiredo, membro dos Homens da Luta, estreia-se a solo com o EP a Esperança dos Loucos numa edição totalmente gratuita mas nem por isso de menor virtude. Para a qualidade do trabalho final a cantora e multi-instrumentista contou com a mestria de Ivo Conceição e Alessandro Devillart, ambos igualmente multi-instrumentistas, bem como com os convidados Celina da Piedade e João Santiago.
O trabalho revela-se como uma paleta recheada de diferentes sabores que promete fazer as delícias dos amantes de rock alternativo, passando pelo pop com o dark wave sempre em pano de fundo, tudo isto numa roupagem que nos leva numa viagem ao mundo dos sentidos ao estilo de Alice no País das Maravilhas.
O disco inicia-se com “Abraçando o Infinito”, descrito como «um hino à celebração da vida», é uma verdadeira explosão de alegria e esperança onde Ana dá o mote do que se seguirá. “A Essência”, que deu origem ao videoclip de apresentação do disco, é uma música tocante que tem como tema os nossos medos e os processos de metamorfose interiores a eles associados. “Chamamento” é um tema vocal que mergulha num universo onírico ao estilo dos Dead Can Dance e, apesar da sua simplicidade, é capaz de resgatar os nossos sentimentos mais profundos. “Esperança dos Loucos”, tema pujante e o mais direto de todos, revela-se como o manifesto contra o paradigma atual da sociedade portuguesa. O disco acaba com “Vigília”, um casamento entre a flauta transversal de Ana Figueiredo e a concertina de Celina da Piedade.
A Esperança dos Loucos é, indubitavelmente, um promissor arranque a solo de uma artista que vem acrescentar qualidade e variedade ao que se vem produzindo em terras lusas. A não perder de vista.
Google+
+ There are no comments
Add yours