‘Banda de rock profissional’ em estreia nos Açores


Cave Story vieram das Caldas da Rainha até Ponta Delgada e trouxeram rock, ecos de Lou Reed e guitarradas mágicas.

Com o primeiro longa duração quase na rua (“West” é editado a 28 de outubro), os Cave Story apresentaram-se ao vivo em Ponta Delgada, no Raiz Bar, pela primeira vez no sábado passado. Um concerto um tanto ou quanto agridoce, ao contrário do que seria de esperar.

Atenção que, a culpa não foi da banda, muito menos do excelente espaço do bar, a culpa foi do público que não apoiou com convicção o trio das Caldas da Rainha.

Um problema que não é novo, diga-se de passagem. Tudo o que é diferente, não conhecido e fora do circuito comercial raramente tem grande adesão por estas terras. E o espaço não estava vazio, pelo contrário, estava apenas vazio de espírito. Se quem estivesse a tocar fosse uma banda de ‘covers’ e estivéssemos a ouvir o “Smells like teen spirit” ou o “Sweet child O’ mine” pela milésima vez, talvez as pessoas entrassem mais na onda, mas não, tínhamos “só” os Cave Story ali, que vieram de propósito do outro lado do Atlântico.

O concerto começou bem, com o trio a apresentar-se como “uma banda de rock profissional”, para a seguir “limparem” tudo com “Cleaner” do EP de 2015 “Spider Tracks”. Ficou melhor ainda quando tocaram a infecciosa “Body of Work”, primeiro single retirado do novo trabalho que ainda não viu a luz do dia, um bocado mais pop que o normal do trio, mas conseguiu fazer com que pelo menos grande parte das pessoas tirassem o pé do chão.

“Buzzard Feed”, também de “Spider Tracks” foi quase como ouvir Lou Reed reencarnado na voz de Gonçalo Formiga, por cima de uma paisagem sonora “post punk” ou “indie rock” ou o que lhe queiram chamar.

Umas passagens por novo e velho material depois, com destaque para as prestações dedicadas de “Richman” e “Garden Exit”, chega-nos ao ouvido o riff de “Southern Hype”, a canção com mais “hype” da banda. Finalmente vimos o Raiz Bar a dançar com vontade.

Quando finalmente o público começou a encarreirar, disseram-nos que tinham que dar por acabado o concerto, alguém pediu timidamente mais uma, os Cave Story aceitaram o pedido. Guitarras, baixo e baquetas em punho para mais uma rendição de “Southern Hype”, as pessoas rejubilaram e dançaram, pena que foi tarde demais.

O resultado final deste concerto foi: Cave Story – 1 , Público – 0. Esperemos só que o Raiz Bar continue a apostar em bandas como eles, faz-nos falta.

/////

“West” chega ao público a 28 de outubro

O Meia de Rock teve oportunidade de ouvir em primeira mão o primeiro longa duração dos Cave Story que vai ser editado a 28 de outubro em CD pela Lovers & Lollypops e em vinil pelo Music Box.

“West” é o amadurecer de uma banda, já mais virada para o pop mas sem nunca esquecer as suas raízes. “Body of Work” é exemplo disso, com o seu riff “pegajoso”, contrastando com “Running with Baguettes”, que vai beber às origens do trio, mais punk e perigosa a fazer lembrar os primeiros EPs.

Uma audição obrigatória de uma banda que ainda vai fazer correr muita água na cena rock nacional.

/////

Foto: Manuel Simões

+ There are no comments

Add yours