Bossa nova e música portuguesa de mãos dadas


Uma música à imagem de suas influências, parece que a música popular portuguesa e a harmonia da bossa nova se reuniram e convidaram Pedro Esteves para assistir à cerimónia. A sua primeira composição, com mais de uma década, hoje é faixa e pode circular- “Mais um dia”, tema que integra e dá nome ao primeiro álbum de Pedro Esteves, músico português, natural do Barreiro. O convite para realizar este seu primeiro álbum de originais surgiu após a sua participação no tributo à obra de Zeca Afonso com o tema “A Presença das Formigas”.
Álbum composto por treze músicas, Esteves na voz e guitarra, direção musical, piano e coros de Filipe Raposo, contrabaixo e coros de António Quintino, e percussões de Joaquim Teles.
Destaco a música “Na campanha”, compasso complexo com métrica 5/4 onde podemos ver a influência também do jazz, fecha-se os olhos e pela voz sente-se um staccato repetitivo, sílaba a sílaba, como se de um conjunto de metais se tratasse, de seguida sentimos o “toca e foge”, da entrada do piano conjugado com a percussão. Tema que merece ser ouvido com alguma abstração, apreciar apenas, mas também com especial atenção por cada instrumento. Um bom exercício será isolar mentalmente cada instrumento e ter-se-ão experiências totalmente diferentes!
Tendo em conta que sempre que se ouve suas músicas, o tempo tende a passar mais rápido, aconselha-se vivamente a ouvi-las nos transportes públicos e na fila de espera das finanças. Damos por nós a trautear, é fácil gostar! O público de hoje está bastante recetivo a este género de letra e música. Pedro Esteves anuncia o segundo álbum estar “a caminho”, quem sabe em direção ao grande público e a grandes palcos!

+ There are no comments

Add yours