Festivais Indie 4 U


Esta semana, o IndieU faz um pequeno apanhado do que de melhor se vai ouvir na próxima temporada de festivais. Coloquem os cintos de segurança porque arranca, já no próximo fim-de-semana, o Optimus Primavera Sound. Nick Cave & The Bad Seeds, que estão de regresso a Portugal depois de terem pisado o palco do Optimus Alive em 2011, os Blur, quefestejam em Portugal 20 anos do seu primeiro concerto por terras lusas, e os PAUS, banda ‘tuga’ já revista nesta crónica, são apenas alguns dos nomes neste primeiro “cheirinho” de Summer Fests.

Entre 12 e 14 de Julho, o Passeio Marítimo de Algés vai ser agitado com mais uma edição do Optimus Alive. Para mim, este é o festival que mais tem crescido e melhorado o seu line up e, este ano não é diferente. Green Day, Depeche Mode, Kings of Leon, Two Door Cinema Club, Biffy Clyro, Stereophonics, Dead Combo, Edward Sharpe and The Magnetic Zeros, Vampire Weekend, Crystal Fighters, Editors, The Legendary Tigerman e Crystal Castles são apenas alguns dos nomes. É de destacar que os Vampire Weekend têm novo trabalho e esta é uma primeira apresentação no nosso país, e os Crystal Fighters que, para além de terem novo álbum, foram, no ano passado, para mim, o concerto revelação da Maré de Agosto.

Super Bock Super Rock ou Meo Marés Vivas? Eis a questão! Quem gosta de Indie e, sobretudo, de música boa e electrizante, vai passar os dias 18, 19, e 20 de Julho num reboliço para conseguir ver todas estas bandas. De um lado, temos nomes como Artic Monkeys, The Killers, Kaiser Chiefs, Queens of The Stone Age, Ash, e We are Scientists, do outro, Smashing Pumpkins, Bush, La Roux, 30 Seconds to Mars, e Klaxons. Se seguem regularmente o IndieU, sabem que tenho uma paixão “louca” por The Killers, e, por isso, pressupõe-se que a minha escolha irá recair sobre o Super Bock Super Rock… TRETAS! O que vocês não sabem, também porque ainda não escrevi sobre eles, é que os Klaxons são também uma peça fundamental da minha cultura e gosto musical. História para outra edição!

A provar que sei do que falo sempre que aqui trago uma novidade, é o facto da organização do Milhões de Festa trazer, este ano, a banda canadiana Austra. Este é um projecto que apresentei aqui no IndieU, no passado mês de Março. Este colectivo actua no dia 26 de Julho.

O Meo Sudoeste afasta-se cada vez mais do conceito de festival com bandas e aproxima-se do público adepto do Djaying. Gostaria de realçar alguns nomes do mundo da música de dança que estarão neste festival e que, na minha opinião, vale a pena gastar uns trocos para os ver. São eles o sueco Avicii, Alesso, Calvin Harris, conhecido pelo seu sucesso “I feel so close” e, mais recentemente, pela sua colaboração com Florence Welsh dos Florence and The Machine, nos temas “Spectrum” e “Sweet Nothing”. Este festival traz, ainda, ao nosso país o consagrado DJ/Produtor britânico Fatboy Slim. Este evento decorre de 7 a 11 de Agosto, na Zambujeira do Mar.

A fechar a minha pequena apresentação do melhor som presente nos festivais deste Verão , vem The Kills, The Vaccines, e o DJ Set dos Justice. Podem ver estes nomes, nos dias 16 e 17 de Agosto, no Paredes de Coura.

Juntem uns trocos porque há muito por onde escolher. O Verão promete trazer ao nosso país o que de melhor se está a fazer no mundo do Indie e não só.  Por isso, mochila para as costas e muito espirito de aventura, porque banda sonora não nos vai faltar.

 

Categories

+ There are no comments

Add yours