“Ficar sem instrumento deixou-me vazio”


Sem capacidade financeira para adquirir um saxofone, que, segundo o próprio, “é o microfone do seu coração”, Luís Senra encontrou no ‘crowdfunding’ uma oportunidade para prosseguir o seu sonho e a sua carreira.

Que reacção tiveste quando te apercebeste de que ias ficar, de um momento para o outro, sem saxofone?

Sinceramente, quando me abordaram para devolver o instrumento, a primeira reacção foi pensar nos meus compromissos musicais. Afinal, tinha concerto naquela noite. Claro que, depois deste concerto, comecei a pensar mais com o coração, e a sensação de ficar sem tocar é algo estranho. Sempre que posso estou a tocar, seja em concertos, com amigos ou mesmo sozinho. A sensação de ficar sem o meu companheiro é de um certo vazio.

A quem pertencia o instrumento?

A uma das filarmónicas da minha terra, Rabo de Peixe.

E como é que resolveste o concerto daquela noite?

Pedi aos responsáveis para ficar com o saxofone durante aquele noite, para poder fazer face ao meu compromisso, e garanti que no dia seguinte o entregava logo pela manhã.

E como é que surge a ideia do ‘crowdfunding’?

A ideia de ‘crowdfunding’ surge depois de eu ter publicado um texto no Facebook, em jeito de desabafo, vindo do coração. Algumas pessoas comentaram o texto e sugeriram a ideia de iniciar um projecto ‘crowdfunding’. Tentei perceber o que era e como se desenvolvia.

Qual tem sido a reacção das pessoas? Tiveste receio que interpretassem mal este teu “grito” por ajuda?

A reacção das pessoas tem sido bastante positiva. Nunca pensei haver tantas pessoas e instituições a querer ajudar-me a passar esta mensagem. É deveras muito gratificante. Quando escrevi o texto, sendo um desabafo vindo do coração, não tive qualquer receio da reacção das pessoas. Mas claro que, depois de estar a decorrer esta iniciativa, há sempre o receio de que as pessoas a entendem como uma “causa social” e não como um “apoio a um projecto musical”. Mas tenho fé na boa vontade das pessoas e sei que com uma mensagem bem clara as pessoas vão levar para o lado certo.

Até onde achas que podes chegar? Quais são as tuas ambições?

Não sei até onde posso chegar e, sinceramente, não penso muito nisso. Tento trabalhar a cada dia e dar o meu melhor em cada compromisso musical. Não diria ambição, mas um grande objectivo será fazer a minha primeira saída internacional. Experimentar palcos fora de Portugal e interagir com o maior número de músicos possível. O melhor da música é a partilha.

////

O projecto já foi aceite por uma plataforma de ‘crowdfunding’ e pode consultá-lo e participar aqui. Aqueles que se tornarem financiadores do projecto serão recompensados com um agradecimento público nas redes sociais e no espectáculo que Luís Senra irá protagonizar – com a presença de vários convidados e músicos convidados – no âmbito do próximo Festival Walk&Talk. Os participantes do ‘crowdfunding’ poderão receber também um vídeo exclusivo, ou um mini-concerto na sua festa preferida.

Imagem de destaque: Hélder Freitas

+ There are no comments

Add yours