“Fusing” junta a música ao desporto e gastronomia
Mais do que um festival, uma experiência cultural. É assim que o “Fusing Culture Experience” se apresenta.
O festival vai apenas para a sua segunda edição (14 a 16 de Agosto), mas promete voltar à Figueira da Foz durante muitos anos. Com um cartaz quase 100% português, o “Fusing” conta com muitos dos maiores nomes da música que surgiu em Portugal na última década no circuito alternativo, e que consegue hoje chegar a grandes audiências, alguns conseguindo mesmo saltar, com sucesso, as nossas fronteiras.
Estamos a falar de bandas como Dead Combo, The Legendary Tiger Man, ou PAUS.
Do cartaz fazem parte ainda Capitão Fausto, Capicua, Octa Push, Sensible Soccers, Norton, You Can’t Win Charlie Brown, Salto, Noiserv, Orlando Santos, Sequin, Miura, A Velha Mecânica, e os muitos experientes Primitive Reason.
When The Angels Breath, For Pete Sake e First Breath After Coma são bandas mais recentes que também vão subir ao palco.
O “Fusing Culture Experience” fica também marcado pelo regresso aos palcos de B Fachada, depois de uma “licença sabática” de um ano.
As exceções à música feita em Portugal chegam pela eletrónica de Slow Magic, e pela poesia musicada do brasileiro Cícero.
Mas, afinal em que é que o “Fusing” é diferente das dezenas de festivais que se realizam um pouco por todo o continente português e ilhas atlânticas durante o Verão? Vamos lá confirmar a frase de abertura deste artigo.
É pela particularidade da combinação de música, arte, desporto e gastronomia que o festival se pretende destacar no já preenchido cartaz de festivais de verão em Portugal.
O facto de haver uma praia dentro do próprio recinto é um aspeto que a organização faz questão de salientar.
Na primeira edição do festival, o ano passado, passaram pelo recinto quase 20 mil pessoas. Um número que a organização acredita que será duplicado este ano.
Para evocar o espírito da Figueira da Foz, os desportos náuticos vão ter um novo espaço – “Surf Village” –, em que será disponibilizado o acesso a aulas de surf, bodyboard, kayak surf e skimming. Haverá também à disposição paddle surf e kayaks gratuitos durante os três dias do evento.
O “Cooking Lounge” – espaço verde dedicado inteiramente à Gastronomia e à degustação – é outra novidade da edição de 2014 do “Fusing”. Por esta zona vão passar ‘Show Cookings’, ‘Workshops’ de Sushi e Cocktails, ‘Wine Tasting’, e ‘Chef Vs Chef’.
Uma primeira edição que fica para a história
Na primeira edição do “Fusing”, em 2013, 19.632 assistiram a 52 concertos, todos de bandas portuguesas, distribuídos por três palcos diferentes.
O “Fusing Culture Experience” foi nomeado para três categorias do “Portugal Festival Awards”: Melhor Festival de Pequena Dimensão, Melhor Festival Urbano, Contribuição para a inovação em produção (prémio atribuído pelo júri).
Na primeira edição, o festival bateu o record do Guinness do Maior Workshop de Culinária do Mundo, dirigido pelo chef Chakall, que contou com 500 participantes.
Foto: Pedro Agostinho Cruz
Google+
+ There are no comments
Add yours