Gogol Bordello
Pura Vida Conspiracy é o mais recente álbum da emblemática banda Gogol Bordello. Liderada por Eugene Hütz, Gogol Bordello formaram-se em Nova Iorque, corria o ano de 1999. Uma banda étnica – composta por emigrantes provenientes da Rússia, Israel, Equador, Etiópia, China e Ucrânia – que combina elementos do punk, música cigana, folclore, flamenco e tudo mais quanto se possa imaginar.
Hütz, desde a formação de Gogol Bordello, que tem lançado álbuns verdadeiramente explosivos tanto pelo seu teor, virado para a intervenção social através do apelo à abertura de fronteiras geográficas e protecção dos emigrantes (a família de Hütz teve de abandonar a Ucrânica aquando do acidente nuclear de Chernobil, passando cerca de 7 anos em campos de refugiados do Leste Europeu antes de emigrarem para os Estados Unidos – facto que tem uma tremenda influência na forma como vê o mundo e como o retrata na sua escrita), como pela forma como tem multiplicado o número de fãs da banda através dos seus concertos ao vivos que, na minha opinião são singulares e cheios de energia. Foi num concerto ao vivo que esta banda me foi apresentada e foi, nesse mesmo concerto, que se criaram laços de amor eterno entre mim e Gogol Bordello. Tive a possibilidade de os ver uns anos mais tarde e comprovar que de facto aquele “suor, sangue e lágrimas” que temos num concerto de Gogol Bordello são verídicos e não parte de uma fachada construída para entreter o público.
O primeiro álbum da banda Voi-la Intruder foi produzido por Nick Cave e o baterista de Bad Seeds, Jim Sclavunos, um álbum dos mais interessantes que se tem visto nos últimos anos. Depois veio Multi Kontra Culti vs. Irony. Em 2004 J.U.F. Depois, em 2005, veio o EP East Infection e Gypsy Punks – Underdog World Strike. Deste último fazem parte as tão conhecidas músicas “Start Wearing Purple” ou “Not a crime” e digo-vos desde já quem nunca dançou como se não houvesse amanhã ao som destas músicas não faz a mínima ideia do que está a perder. Em 2007 lançam o emblemático e um dos melhores álbuns da banda o Super Taranta!. Um álbum extremamente criativo e impossível de classificar elevando Gogol Bordello a outro patamar no mundo da música, sem nunca abdicarem daquela dose de loucura que lhes é característica e tão apreciada por aqueles que acompanham a banda ao longo dos anos. Voltam em 2010 com Trans-Continental Hustle e 3 anos depois, mais uma agradável surpresa com, Pura Vida Conspiracy onde os ritmos tradicionais do punk servem de arquitecura para a maior parte das músicas deste álbum, sem nunca pôr de parte particularidades que desde sempre fazem parte das músicas de Gogol Bordello, e que se tornaram imagens de marca da banda, como as explosões de guitarras, de bateria, os solos vibrantes de violino que levam a multidão ao êxtase e que fazem do violonista Russo Sergey Ryabtsev um dos membros mais carismáticos da banda, e os solos de acordeão e cavaquinho. Mais uma vez, ao longo das várias faixas deste álbum, podemos perceber mais uma vez, o que se tem tornado um carimbo ao longo da carreira de Gogol Bordello, retratado de forma quase poética por Eugene Hütz um apelo à quebra de barreiras, sejam elas de cariz geográfico, político ou social.
“It’s the way you name your ship / That’s the way you’re going to row.” – Gogol Bordello
Google+
+ There are no comments
Add yours