IndieU: Remodelado e melhor – Parte II


Esta semana trago um IndieU interactivo. À semelhança do que fiz com a cover de “Starstrukk” de Marina & The Diamonds, desta vez trago-vos duas covers “descobertas” por mim no YouTube que, na minha opinião, são melhores que os originais. Na imagem estão os dois homens responsáveis pelo que vamos ver a seguir. Na esquerda Alejandro Manzano da banda Boyce Avenue, e, na esquerda, Tyler Ward. Estes dois senhores são estrelas do YouTube. Já vão perceber porquê.

Esta é a versão de Tyler Ward de “I know you were trouble” de Taylor Swift, conta com a participação de Lindsey Stirling e Chester See, dois “YouTubers” a ganhar algum nome na web. Em seguida apresento-vos a versão original.

Acho que para os leitores do Meia de Rock é perfeitamente perceptível porque prefiro a versão de Ward, o formato acústico/melancólico diz-me muito mais. No entanto, não desgosto da versão de Swift, apenas servem propósitos diferentes. Embora esta versão não esteja, do ponto de vista musical, completamente diferente da original, penso que o arranjo ficou muito bonito. As cordas e as dinâmicas vocais fizeram toda a diferença. Mas é uma canção triste que continuou triste. Numa versão temos pseudo Electro Pop/Dubstep super comercial e noutra um acústico super “deprê”. Acho que, nesta altura, estou mais do que qualificada para fazer uma playlist Spotify com músicas para quem estiver mal de amores.

Em seguida vamos falar de Boyce Avenue, líderes de visualizações no Youtube graças às covers acústicas que fazem de grandes sucessos actuais e não só. Descobri esta banda em 2007 com uma versão simples de “Umbrella” da exótica Rihanna, nada de espectacular, apenas um vocalista e uma guitarra. O que me agarrou realmente a estes senhores foi o Mash Up entre “Tattoo” de Jordin Sparks, “No One” de Alicia Keys, e “Where is the love?” dos Black Eyed Peas. Mágico! É a única palavra que consigo usar para descrever o tema. Mas não é esta a música que vos quero mostrar. Vão ficar surpresos de saber que é novamente um tema de Taylor Swift. “We are never getting back together” é o nome da faixa que os Boyce Avenue,  em parceria com Hannah Trigwell, escolheram para imortalizar num bonito cover que eu gosto de rotular de “Nada a ver”, porque não tem nada a ver com o original, get it? Segue-se a versão original seguida da cover.

Mais uma vez melhor que o original, na minha opinião. Para não dizer que, graças ao novo arranjo e à interpretação dos dois vocalistas, parece uma música completamente diferente. O que antes era algo Teen Pop Bubble Gum sobre o fim de uma relação entre adolescentes, é agora uma triste, amargurada e sofrida canção sobre o fim de uma relação entre dois adultos.

Duas músicas, duas covers. Será caso para dizer que o melhor que Taylor Swift tem a fazer é voltar para o registo acústico, só que em “adulto”. Não se pode escrever toda a vida sobre amores e desamores adolescentes. Ou será possível? Fica no ar.

+ There are no comments

Add yours