IndieU: “Uma manhã de emoções”


Desde o primeiro dia que escrevi para este site que sempre tive em mente um review deste trabalho dos Incubus. Para mim, é a obra-prima do grupo californiano e mais um grande marco na minha vida, a nível musical.

Lançado em Outubro de 2001, Morning View soa literalmente a uma bela vista matinal sobre um mar por vezes tumultuoso. Para uma adolescente que acabava de sair da sua fase “mais rebelde”, esta paisagem zen foi perfeita para cimentar os pilares da minha personalidade, tanto a nível pessoal como musical. Aquele álbum tinha sido escrito para mim, e para tudo aquilo que me estava a acontecer, tanto do lado bom como do lado mau da vida.

Deste trabalho saíram quatro fantásticos singles, “Nice to know you”, “Wish you were here”, “Warning”, e “Are you In?”. Foram estas as músicas eleitas para representar Morning View. No entanto, não há uma única faixa neste álbum que passaria à frente.  É delicioso de início ao fim!

A primeira faixa deste trabalho é “Nice to know you”, e é o tal abrir de janela, numa bela manhã, para nos depararmos com o que é, por vezes, uma vista maravilhosa e pacífica ou então uma grande e assustadora tempestade. Seguindo para a terceira faixa, “Wish you were here”, primeiro single a sair deste álbum, é aquela faixa de pura felicidade, as coisas tolas do coração apaixonado. Tudo é bonito e maravilhoso se estivermos com aquela pessoa especial. Maldita adolescência…

A quinta música deste álbum é “11 AM”, a minha favorita. Ao contrário de “Wish you were here”, esta já não é nada cor-de-rosa. Pelo contrário, é o fim de uma relação que te deixa mergulhado na mais profunda depressão à espera de alguém que apareça e te tire da miséria. Falando de miséria e de fins de relações violentos, temos “Blood on the ground”. Como o próprio título indica, a coisa não acabou nada bem, inclusive com desejos de sangue e violência. O espírito de bad break-up continua na faixa seguinte “México”, desta vez expresso num bonito registo acústico. Algo me diz que Brandon Boyd, vocalista e escritor de todos os temas deste trabalho, andava mal de amores.

Adoro cenários pós apocalípticos e cedo facilmente a uma música se for acompanhada de um vídeo brutal, que é o caso deste “Warning”, o último single a ser lançado. Um tema que conta a história de uma mulher que, ao “acordar para vida”, se depara com tudo o que tinha perdido e nos alerta para desfrutarmos ao máximo de tudo o que o Universo tem para nos oferecer, e vice-versa.

E para terminar esta review, cheia de boas memórias, tenho de falar de “Are you in?”, um tema soul/funky/fun, fruto de uma Jam Session no decorrer das gravações de Morning View. Ou pelo menos é o que dizem os Incubus, pode pura e simplesmente ser desculpa para uma letra parola nonsense. Prefiro acreditar na primeira hipótese. Agora termino mesmo com “Aqueous Tramission”, e só deitar na relva com os phones  nos ouvidos, fechar os olhos, e sentir o calor do Sol preencher todas as lacunas.

Este álbum repleto de sons ambiente, agressividade, e groove, marcou uma viragem na música dos Incubus, apesar de todo o drama adolescente, musicalmente, mostraram uma nova maturidade. Por agora é tudo, até ao próximo, IndieU.

 

Categories

+ There are no comments

Add yours