Perdidos nos 80: Keel
Os Keel foram uma banda de rock de algum sucesso dos meados da década de 80 que obteve boas críticas mas que nunca conseguiram capitalizar esse sucesso. O grupo foi votado como a melhor nova banda de metal em muitas revistas de rock da altura e, embora o seu pop metal estivesse em voga na altura, os Keel pareceram perder-se no meio da multidão de bandas do género.
Após o final dos Steeler, a banda que também contava com o virtuoso da guitarra Yngwie Malmsteen, o vocalista/guitarrista Ron Keel formou uma nova banda que caía que nem uma luva na explosão do metal de Sunset Strip. A banda ficou completa com Marc Ferrari (guitarra), Brian Jay (guitarra), Kenny Chaisson (baixo) e Bobby Marks (bateria). A estreia Lay Down The Law (1984)impressionou Gene Simmons dos Kiss de tal maneira que este concordou em produzir o segundo álbum e ajudou os Keel a assinar um contrato com uma editora de renome. The Right To Rock (1985) e The Final Frontier (1986), produzidos por Simmons, e agora a contar com Dwain Miller na bateria, obteve algum sucesso mas falhou em levar a banda ao topo.
Em 1987 a banda tinha mudado de editora e a nova discográfica não deu o empurrão que a banda necessitava. Até a vaga na gigantesca digressão Slippery When Wet dos Bom Jovi falhou em trazer novos fãs. Em 1988 Ferrari deixou a banda (formando os Cold Sweat) e foi substituído por Tony Palmucci. Larger Than Live (1989) foi um álbum contendo músicas ao vivo e gravadas ao vivo lançada numa editora independente. A banda decidiu abandonar o barco após o seu lançamento.
Os Keel reformaram-se brevemente em 1998 (com Ferrari) para lançarem um álbum de músicas que foram escritas na sua maioria em finais dos anos 80. Entretanto, Miller gravou com os Outlaw Blood enquanto Ferrari formou os Medicine Wheel. Keel liderou uma banda chamada Fair Game mudando inexperadamente o nome para Ronnie Lee Keel e tornou-se uma banda de country antes de se renomear mais uma vez para Iron Horse. No início de 2009 os Keel anunciaram o seu regresso com o baixista Geno Arce, que resultou último álbum da banda, Streets Of Rock & Roll, de 2010.
Google+
+ There are no comments
Add yours