Perdidos nos 80: Alcatrazz
Os Alcatrazz foram uma banda de metal que conseguiu aliar o metal com a música clássica criando um estilo complexo e, ao mesmo tempo, ajudaram a lançar a carreira de dois dos mais bem-sucedidos guitarristas do rock.
A banda foi formada em Los Angeles pelo ex-vocalista dos Rainbow e MSG, Graham Bonnet. O coletivo ficou completo com a adição do antigo guitarrista dos Steeler, o virtuoso Yngwie Malmsteen, Gary Shea (baixista, ex-New England), Jan Uvena (ex-Alice Cooper na bateria) e Jimmy Waldo (teclados, também um ex-membro dos New England). A estreia No Parole For Rock’N’Roll, de 1983, foi um sucesso imediato do género, mas após a digressão e lançamento do álbum referente à mesma (Live Sentence, 1984), Malmsteen abandonou o barco para prosseguir com uma carreira a solo de sucesso. O sueco foi substituído por outro guitarrista que vinha a dar nas vistas devido à sua capacidade técnica e que já tinha trabalhado com o ilustre Frank Zappa. Falo, claro está, de Steve Vai.
Disturbing The Peace (1985) desapontou comercialmente e Vai saiu pouco depois para atingir o estatuto de estrela juntamente com David Lee Roth. O antigo guitarrista dos Alice Cooper, Danny Johnson, foi recrutado para o último álbum da banda, Dangerous Games (1986), que foi altamente criticado pelo comercialismo e falta de direção. Após o desmantelamento da banda em 1987, Bonnet deu início a uma carreira de sucesso com Impelliteri e Michael Schenker entre outros enquanto Waldo participou no álbum homónimo dos Quiet Riot.
Google+
+ There are no comments
Add yours