Perdidos nos 80: Great White
Começando como uma band glam antes de evoluir para umas das maiores bandas de blues da década, os Great White foram um dos pequenos grupos a não desistir do seu estilo ou ir em modas vigentes na alura. Conseguiram alcançar o estrelato no final dos anos 80 mas serão sempre lembrados pelos trágicos eventos de 20 de Fevereiro de 2003.
Formados em Los Angeles pelos amigos Jack Russell (voz) e Mark Kendall (guitarra) no início da década de 80, haviam de recrutar Lorne Black (baixo) e Garry Holland (bateria) e gravaram um EP independente produzido por Don Dokken. Audie Desbrow substituiu Holland antes do começo das gravações de Shot In The Dark mas algumas incursões comerciais levaram à adição do guitarrista/teclista Michael Lardie em 1987. Tony Montana seria o baixista aquando da separação da banda com o álbum duplamente platinado …Twice Shy. Tanto o álbum como o single Once Bitten Twice Shy (uma cover de um clássico de Ian Hunter) atingiriam o Top 10 na América; Os Great White tonham atingido finalmente o estrelato.
Infelizmente, o sucesso foi de curta-duração e banda começou a fragmentar-se. Kendall estaria de fora a maior parte da digressão Hooker após sofrer uma hemorragia devido ao abuso de álcool e Montana foi substituído por Dave Spitz antes da gravação de Psycho City, um excelente álbum com influências de blues que falhou em garantir audiência. O baixista Teddy Cook foi convidado para a banda, no entanto, durou apenas durante um álbum e Spitz regressaria para a gravação de Let It Rock antes de Sean McNabb ser nomeado baixista permanente. Em 1998 a banda mostrou as suas verdadeiras raízes ao lançar um álbum de versões dedicado aos seus ídolos Led Zeppelin. No final dos anos 90 a banda receberia uma oferta para o quarto contrato com uma multinacional, neste caso a Portrait/Sony. Esta união resultou no bem recebido Can’t Get There From Here.
Kendall abandonou a banda em 1999 para formar os Train Station enquanto os Great White recrutariam Ty Longley. Em 2002 Jack Russell decidiu acabar com a banda com um álbum ao vivo intitulado Thank You…Goodnight e começou a concentrar-se na sua carreira a solo. Enquanto suportava o seu álbum a solo For You, Russell deu as boas-vindas a Kendall e, mais uma vez, começaram uma digressão sob o nome Great White. No entanto, a 20 de Fevereiro de 2003, no Station em Providence, Rhode Island, a tragédia pairou sobre a banda. Durante a música inicial do concerto a pirotecnia usada incendiou a defeituosa prova de som e o clube ardeu em chamas. Quando o fumo se dissipou, cem pessoas tinham falecido, incluindo o guitarrista Ty Longley. Seguiram-seuma série de ações judiciais mas a banda não perdeu tempo e rumou novamente à estrada angariando fundos para as vítimas do incêndio. Em 2007 a banda voltou ao ativo e lançaram o seu primeiro álbum desde alguns anos chamado Back To The Rhythm e dois anos depois lançaram Rising com o novo baixista Scott Snyder.
Uma banda que gosta verdadeiramente a música e os seus fãs, os Great White lutam agora contra os seus demónios enquanto tocam – sem dúvida umas das melhores bandas da sua geração.
Google+
+ There are no comments
Add yours