Perdidos nos 80: Steelheart
Uma banda de pop metal com vozes majestosas, os Steelheart atingiram o sucesso com o seu álbum de estreia e tornaram-se uma das bandas preferidas da MTV antes do movimento grunge destruir qualquer ímpeto que outrora tiveram.
Mike Matijevic (vozes), Chris Risola (guitarra), Frank DiCostanzo (guitarra), James Ward (baixo) e John Fowler (bateria) formaram os Steelheart em Norwalk, Connecticut no início dos anos 80. O grande alcance vocal de Matijevic foi que desde sempre separou a banda das restantes nos últimos anos da era glam rock.
Após praticamente uma década a tocar em bares locais, a banda finalmente assinou um contrato discográfico. O álbum de estreia atingiu a platina em grande parte devido à rodagem constante da balada “I’ll Never Let You Go” (que atingiu o #23 no chart dos singles). O álbum seguinte, Tangled in Reins,o qual mostrou que a banda conseguia produzir verdadeiros temas rock, não obteve a exposição que merecia e não teve a produção polida do primeiro álbum. Depois da digressão a banda original separou-se, deixando Matijevic sozinho.
Em 1993 Matijevic começou a trabalhar em novo material e criou uns Steelheart reformulados com Kenny Kanowski (guitarra), Vincent Mele Jr. (baixo) e Derek Austin (bateria). O álbum Wait obteve um estrondoso sucesso em terras asiáticas mas nunca chegou a ser lançado na América, deixando a banda em suspenso uma vez mais.
Matijevic gravou e atuou sob o nome de Mikey Steel antes de emprestar a sua voz ao filme “Rock Star” (interpretado com Mark Wahlberg) como o vocalista da banda fictícia “Steel Dragon”. Risola prosseguiu com a sua carreira a solo, Kanowski e Mele coninuaram a gravar como os Chillin Sun e Fowler ressurgiu nos The Voodoo Jets antes da sua morte súbita devido a um aneurisma em 2008. Em 2006 Matijevic começou a trabalhar num novo álbum dos Steelheart, um DVD e uma digressão de promoção culminando, assim, na gravação do EP Just a Taste e no álbum Good 2B Alive. Desde então a banda não lançou nenhum material original antevendo, assim, mais um longo hiato duma banda que prometeu muito mas que ficou por isso mesmo.
Google+
+ There are no comments
Add yours