Perdidos nos 80: Uma Cinderella mal comportada.
Os Cinderella formaram-se em 1983 como uma banda de glam metal mas evoluíram para uma sonoridade melódica muito mais bluesy na década de 90. Tornaram-se uma das bandas preferidas da MTV com uma série de singles cativantes e álbuns de sucesso. Pouco suporte por parte das editoras e dos media atrasou um pouco o sucesso da banda nos últimos anos de atividade mas continuaram a ter um público fiel.
Membros iam e vinham durante os seus anos de formação em Filadélfia, Pensilvânia, incluindo Michael Kelly Smith, que mais tarde ressurgiria nos Britny Fox. Pela altura em que Jon Bon Jovi os descobriu e as gravações começaram para o que se tornaria Night Songs, o primeiro álbum do conjunto, a formação era composta por Tom Keifer (vozes/guitarra), Jeff LaBar (guitarra), Eric Brittingham (baixo) e Fred Coury (bateria). O sucesso foi imediato, enquanto andaram em digressão com alguns dos maiores nomes da era e o álbum subiu para #3 nas tabelas de vendas a caminho de vender mais de três milhões de cópias devido a sucessos como “Nobody’s Fool” e “Somebody Save Me”.
Long Cold Winter (1988) obteve um sucesso similar, com singles como “Don’t Know What You Got” (Till It’s Gone), “Coming Home”, e “Gypsy Road”, antes do grupo se focar mais nas suas raízes blues para o terceiro álbum. Heartbreak Station (1990) atingiu apenas adesapontante marca de um milhão de cópias vendidas e, em 1993, Coury deixou a banda juntando-se aos Arcade, sendo substituído por Kevin Valentine que também viria a sair a meio das gravações do quarto álbum de originais, Still Climbing (1994). Pelo meio a banda editou um disco ao vivo intitulado Live Train To Heartbreak Station (1991). O coletivo haveria de se separar em 1995 sem grande notoriedade.
A banda original voltou a juntar-se em 1998 para uma digressão que levaria à edição de dois álbuns ao vivo, Live (1998) e Live At The Key Club (1999). A banda continua em digressão até aos dias de hoje partilhando os palcos com nomes como Skid Row, Tesla, Kix ou Queensrÿche e compilações de sucessos da banda continuam a ser lançadas, prova cabal do valor da banda. Em 2004 LaBar e Brittingham formaram os Naked Beggars enquanto que Keifer começou o seu trabalho num álbum a solo.
Uma das bandas icónicas do glam rock dos anos 80, os Cinderella continuam a manter vivo o espírito do rock que caracterizou uma época e que tende a ressurgir nos dias de hoje sendo, assim, uma das inspirações das novas bandas de hard rock contemporâneas.
Google+
+ There are no comments
Add yours