Perdidos nos 80: Zebra
Os Zebra são um mais um exemplo clássico de um excelente trio de hard rock que não obteve a atenção merecida. A banda nunca escondeu as suas influências de bandas de rock clássico como Led Zeppelin ao longo da sua carreira o que por si só já diz muito acerca dos mesmos.
O grupo foi formado em Nova Orleães a meio da década de 70 por Randy Jackson (voz/guitarra), Felix Hanemann (baixo/teclados) e Guy Gelso (bateria), e o nome da banda surgiu a partir de uma imagem da capada de uma antiga revista Vogue. Durante anos a banda construiu uma base de fãs sólida tanto no seu estado como em Nova Iorque, por onde dividiam o seu tempo, e um par de demos de qualidade levariam a serem notados pela Atlantic Records. O reconhecido produtor Jack Douglas ajudou a banda a lançar Zebra (1983), uma estreia que chocaria os críticos e explodiria comercialmente. A estreia tornou-se o álbum mais rapidamente vendido na história da Atlantic chegando a atingir o #29 da Billboard, ajudado pelo sucesso de singles como “Tell Me What You Want” e “Who’s Behind The Door?”.
Mas o estatuto de estrelas que a banda atingiu tão rapidamente viria a ser destronado de forma igualmente rápida. No Tellin’ Tales (1984) viria a ser uma desilução comercial e musicalmente. Pela altura em que 3.V (1986) foi lançado, os Zebra já tinham caído no esquecimento do público. O disco viria a revelar-se como um excelente regresso à boa forma mas, infelizmente, foi ignorado pela crítica acabando por ser mais um exemplo de muitos tesouros subvalorizados que abundam no estilo. Este facto levaria a Atlantic Records a abandonar a banda (após um último lançamento ao vivo) e os sues membros colocaram o projecto em banho-maria.
Jackson ressurgiu com os China Rain e os Jefferson Airplane, mas quando ele e Gelso ajudou Hanemann com o seu projecto Rock Candy o trio achou que era a altura ideal para o regresso da banda. O ano de 1997 viu a banda regressar com alguns concertos de reunião e acabaram por lançar o último álbum da banda até aos dias de hoje intitulado Zebra IV.
Google+
+ There are no comments
Add yours