The Arcs: a segunda vida de Dan Auerbach


Mais conhecido como metade do duo blues rock norte-americano The Black Keys, Dan Auerbach já conta com uma notável carreira extracurricular, tendo produzido para Dr. John e Lana del Rey, mas também como artista a solo com Keep it Hid de 2009.

Ao longo da sua carreira, Auerbach explorou várias facetas e recantos do blues com Patrick Carney, a outra parte dos The Black Keys. No último álbum da banda, “Turn Blue”, notava-se uma maior queda para o psicadelismo, e “Yours, Dreamily”, primeiro álbum dos The Arcs é tingido por esse mesmo psicadelismo, aliado aos blues, à soul e ao Rn’B.

Planeado primeiramente como sendo apenas mais um disco a solo, “Yours, Dreamily” tornou-se uma parceria entre amigos. Fugindo um bocado à luz dos holofotes, Dan Auerbach recrutou o fundador da editora Truth and Soul Records, Leon Michaels, o baixista de tour dos The Black Keys, Richard Swift, um dos membros da Menahan Street Band, Homer Steinweiss, um dos colaboradores regulares da falecida Amy Winehouse, Nick Movshon e o guitarrista Kenny Vaughan. A esta trupe juntam-se ainda as Mariachi Flor de Toloache, um grupo mariachi composto exclusivamente por mulheres que fornecem voz de fundo à banda.

Os The Arcs dizem ter-se inspirado em discos velhos de soul, no senhor Captain Beefheart e no novíssimo hip-hop para compor as canções que fazem parte do álbum de estreia, gravado em apenas duas semanas no icónico estúdio Electric Lady, em Nova Iorque. À primeira audição, parece-nos estar perante mais um disco dos The Black Keys, talvez pela automaticamente reconhecível voz de Auerbach, mas depressa percebemos que estamos na presença de outra banda, o som dos The Arcs é muito mais preenchido e mais completo.

“Outta My Mind” podia muito bem ser um ‘single’ dos Keys, o ‘riff’ inicial e o refrão transportam-nos para o mundo do duo de Akron só que pintado com novas cores, os teclados, o reverb e os ‘back vocals’ das Mariachi Flor de Toloache fazem toda a diferença e ajudam a construir a identidade da nova banda.

Os pontos altos deste álbum são sem sombra de dúvida a quase balada soul “Chains of Love”, onde as senhoras ganham protagonismo, e a fantasmagórica “Flower in my Pocket”.

Sem querer inovar completamente ou reinventar um género, os The Arcs trazem uma coleção de canções capazes de encher o espírito e o coração a qualquer aficionado dos blues modernos e dos antigos também.

//////

Onde é que já ouvi falar de Dan Auerbach?

Dan Auerbach é um multi-instrumentista e produtor discográfico norte-americano. Como membro dos The Black Keys gravou e coproduziu sete dos oito álbuns de estúdio da banda juntamente com Patrick Carney, tendo ganho já um Grammy de Produtor do Ano, Não Clássico em 2013.

+ There are no comments

Add yours