“Theories of Flight” no regresso de Fates Warning


A banda norte-americana de rock/metal progressivo Fates Warning tem vindo a trabalhar em novo material e muito em breve os fãs da banda poderão ouvir o novo álbum. A banda revelou que o próximo trabalho, “Theories of Flight”, será lançado a 1 de julho através da editora InsideOut Music.

O 12º álbum da banda estará disponível em duas versões distintas. A primeira será lançada no formato CD usual enquanto a segunda versão será composta por dois CDs e acompanhada com um ‘mediabook’. O segundo CD será em formato acústico e conterá três temas originais lançados pela primeira vez bem como três versões: “Pray Your Gods” dos Toad The Wet Sprocket’s, “Adela” de Joaquin Rodrigo e “Rain” dos clássicos rockeiros Uriah Heep. Uma versão do álbum em duplo LP será também disponibilizada. O grafismo do disco ficou a cargo de Gracewann Warn, artista do Michigan.

“The Theories of Flight” será constituído por oito faixas, incluindo duas que ultrapassam os 10 minutos, predicado deste estilo musical. As faixas em questão são “The Light and Shade of Things” e “The Ghosts of Home”.

A banda continua a ser composta pelo fundador Jim Matheos (guitarra), Ray Alder (voz), Frank Aresti (guitarra), Joey vera (baixo) e Bobby Jarzombek (bateria).

Como curiosidade, a obra de Gracewann Warn que serve de capa do álbum já continha a frase que dá título ao disco, “Theories of Flight”. Segundo o principal compositor da banda, Jim Matheos, o conceito musical subjacente ao álbum funciona como fio condutor ao longo das faixas e, como tal, achou que a obra da artista do Michigan em questão assentava que nem uma luva como imagem do disco.

Este é um álbum esperado desde o último lançamento original da banda, o álbum “Darkness in a Different Light” datado de 2013, o qual vendeu 2700 cópias na primeira semana apenas nos Estados Unidos da América.

Os Fates Warning, juntamente com os Dream Theater, Symphony X, entre outros, fazem parte de um leque de bandas americanas que continuam a dar cartas e ajudam a redefinir a cada lançamento a faceta mais progressiva do rock/metal. São igualmente uma das bandas mais profícuas do estilo atualmente, que conta com 13 álbuns originais e uma dúzia de discos ao vivo, assim como vários singles e compilações.

////

Na génese do metal progressivo

A banda do Connecticut é considerada por muitos como uma das pioneiras do género comummente designado por metal progressivo. Na década de 80 a banda foi considerada pelos fãs e imprensa como uma das bandas de referência do estilo, juntamente com os Queensrÿche e Dream Theater, os quais foram responsáveis pela criação, desenvolvimento e popularidade do género. O grupo sofreu várias alterações no seu alinhamento mas em 2011 o elenco do álbum “Parallels” de 2011 reuniu-se, perdurando até hoje.

Categories

+ There are no comments

Add yours