Which one is Pink?


Há um episódio divertido na historia dos Pink Floyd (deve haver vários aliás, mas para hoje basta este): Reza a lenda de que a banda em inicio de carreira, num encontro com um dos tubarões da Industria, este terá proferido a inusitada questão: “Which one’s Pink?”.

É interessante pensar nestes termos. Quem é realmente entre Syd Barret, Rogers Waters, Richard Wright, Nick Mason e David Gilmourthe man behind the machine, o filósofo por trás deste pensamento que é Pink Floyd?

 Terá sido Syd Barret, que com o seu espírito indomável e criatividade ilimitada foi responsável pela criação dos primeiros sucessos da banda, desde os singles “Arnold Layne” e “See Emily play” ao grande álbum de estreia The Pipper at the gates of dawn?

Terá sido Roger Waters que após a partida de Barret foi assumindo aos poucos as rédeas da criação musical que foi crescendo principalmente durante os anos 70 até culminar no majestoso the Wall e depois já na década seguinte  decair com the Final Cut (não é que seja um mau álbum por completo, mas sinceramente não é Pink Foyd).

Será que o Pink é Richard Wright ? O “músico” da banda, aquele que se preocupava com os arranjos, aquele que nos primórdios afinava o baixo de Waters, aquele cujos teclados imprimiram no som dos Pink Floyd aquela surrealidade e psicadelismo que reconhecemos na banda?

Talvez seja Nick Mason, o elo de ligação, o elemento que nunca entrou em conflito com ninguém, o ÚNICO que pertenceu à banda do inicio ao fim e esteve presente em todos os álbuns?

Ou terá sido David Gilmour? O homem que mesmo embarcando ligeiramente após a descolagem, assumiu-se como voz em muitos momentos marcantes da banda e reagrupou as forças nos Pink Floyd pós- Waters?

“Which one is Pink?” é uma pergunta controversa e difícil. A dado momento todos eles foram Pink e os Pink Floyd são eles todos. É essa a magia de existir um conjunto.É a velha máxima de que “o todo é maior que a soma das partes”. Os Pink Floyd viveram periodos…diferentes, mas foram sempre OS PINK FLOYD!

PS-Existe um documentário “Which one is Pink?” com a formidável chancela da BBC,que vale a pena ser visto e revisto, por todos os fãs de Pink Floyd naturalmente, e certamente por todos os amantes da música.

+ There are no comments

Add yours