Perdidos nos 80: Y&T – Ontem e hoje, sempre influentes.
Os Y&T foram uma das mais subvalorizadas e, ao mesmo tempo, uma das mais influentes no que diz respeito ao hard rock. A banda sempre possuiu fãs acérrimos e músicos capazes mas nunca conseguiram infiltrar-se no mainstream da mesma forma que outras bandas durante a sua carreira de mais de 30 anos.
Formados na cidade de São Francisco, California, por Dave Meniketti (voz e guitarra), Phil Kennemore (baixo) e Leonard Haze (bateria), começaram por chamar-se Yesterday & Today. Posteriormente recrutaram um segundo guitarrista, Joey Alves, e começaram a tocar o circuito local de bares. Os primeiros dois álbuns foram lançados pela London Records mas falharam comercialmente, resultando no desmantelamento da banda.
O grupo reformulou-se, diminuindo o seu nome para, simplesmente, Y&T e assinaram um novo contrato discográfico. Earthshaker foi um apropriadamente denominado “clássico de culto” que foi incapaz de capturar a intensidade dos concertos da banda. Muitos sentem que a banda foi incapaz de atingir o sucesso deste álbum em particular mas o coletivo continuou a lançar material consistente durante o início dos anos 80. Com o lançamento do álbum ao vivo Open Fire os Y&T foram abandonados uma vez mais.
A banda californiana assinou com a editora Geffen sob a supervisão de John Kalodner’s. Mudaram a sua imagem de modo a encaixarem-se na explosão do glam rock da década de 80 mas Haze decidiu deixar a banda, sendo substituído por Jimmy DeGrasso. A mudança revelou-se infrutífera levando Alves a seguir o mesmo rumo de Haze (formaram os Black Tiger em 1989) com Stef Burns juntando-se à banda para o pouco reconhecido álbum Ten. Pouco depois a banda separou-se.
O último alinhamento da banda viria a ser reformado entrando em digressão e chegaram a lançar alguns álbuns sem grande brilho. Era evidente, no entanto, que os melhores anos da banda já faziam parte do passado. DeGrasso ressurgiria com os Megadeth, Alice Cooper e Suicidal Tendencies para nomear apenas alguns, enquanto que Meniketti abraçou uma carreira a solo. 2010 marcou o regresso da banda com Meniketti e Kennemore a lançarem o primeiro álbum de estúdio em 13 anos, intitulado Facemelter, com o guitarrista John Nymann e o baterista Mike Vanderhule.
Os Y&T foram uma daquelas bandas que nunca atingiu o sucesso que mereciam mas cujos álbuns permaneceram sempre muito influentes.
Google+
+ There are no comments
Add yours