You Can’t Win, Charlie Brown com nova sonoridade
Dois anos depois do álbum com título dedicado a fenómenos do campo da física envolvendo comportamento de ondas e outros complexos princípios de mecânica quântica (“Diffraction/Refraction”, de 2014), You Can’t Win, Charlie Brown estão de regresso aos discos com “Marrow”, um álbum intenso que marca uma viragem na sonoridade e na carreira da banda.
Para trás ficam dois álbuns melancólicos, com marcas folk, em que a guitarra acústica e o piano guiavam o caminho. Agora são as guitarras elétricas e os teclados eletrificados a ditar as regras, quer seja nos ritmos dançantes e riffs hipnóticos – como no tema de abertura, “Above the Wall”, o primeiro single que rodou nas rádios nacionais, e que nos fez pensar em Django Django, Alt-J ou Dirty Projectors – quer na cadência lenta de baladas sentidas como “Mute” e “Frida (La Blonde).
Para a história fica também um percurso feito feito no circuito ‘underground’, sem a atenção mediática que permite chegar à maioria do público, com dois álbuns com o selo da Pataca Discos, uma editora nacional que tem feito um trabalho de grande mérito.
Este “Marrow” já tem outra máquina a trabalhar para a visibilidade e o sucesso da banda. Nada mais, nada menos, que o gigante multi-nacional Sony Music. Para já o disco está a ter enorme sucesso, tendo alcançado o primeiro lugar na tabela de vendas em Portugal desde o momento do seu lançamento.
Voltámos à questão do ovo e da galinha: O álbum chegou a primeiro lugar porque foi editado pela Sony Music? Ou a Sony Music contratou a banda porque sabia que este trabalho ia estar no ‘top’ de vendas? O mais provável é que a resposta às duas perguntas seja: ‘sim’.
Portugal está conquistado, mas este “Marrow” tem argumentos para chegar mais longe, e estar na Sony Music pode ser o impulso que faltava. Portugal é pequeno demais para o talento de You Can’t Win, Charlie Brown. Comecem por dar-lhes a Europa, e o Mundo há-de dar por eles.
/////
O amigo do Snoopy tira o Panda do top
“Quando perco fico triste, quando ganho sinto-me culpado”. Esta é a frase de Charlie Brown, personagem da banda desenhada “Peanuts” – mais conhecida pelo beagle preto e branco chamado Snoopy – que marca o oitavo episódio da série televisiva “The Charlie Brown and Snoopy Show”. Emitido pela primeira vez em 1983, nos Estados Unidos da América, o título deste episódio foi, precisamente, “You Can’t Win Charlie Brown”, que décadas depois viria a ser utilizado como nome de banda, do outro lado do Oceano Atlântico. Não deixa de ser curioso que a entrada direta de “Marrow” para o top de vendas em Portugal, um álbum de uma banda com nome de episódio de desenhos animados em que a estrela é um cãozinho simpático, tenha destronado outra personagem felpuda e fofa e os seus amigos. “In your face, Panda e os Caricas!” comentou com humor a banda na sua página de Facebook.
/////
Foto: Vera Marmelo
Google+
+ There are no comments
Add yours