Yuzin: a agenda de bolso que o leva a todos os eventos culturais


Texto de Isabel Alves Coelho
Os Açores são muito mais do que paisagem e nos últimos anos conheceram um ‘boom’ cultural com a multiplicação de eventos e espaços vocacionados para as artes e o lazer. A melhor forma de não perder nada do que faz nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria é agarrar numa Yuzin – a agenda cultural menos incompleta dos Açores.
Gratuita e com uma tiragem de cerca de 5 mil exemplares, a Yuzin é distribuída em mais de 150 locais, entre Postos de Turismo, lojas e bares, e contém informação em Português e Inglês sobre todos os concelhos das ilhas do Grupo Oriental.
Com formato booklet e um grafismo criativo e apelativo, dá conta, numa base diária, de eventos de natureza diversa, desde a cultura erudita à cultura popular, passando pelas exposições, o cinema, teatro, a dança, o entretenimento, o lazer associado à ciência e à gastronomia e os desportos radicais. É assumidamente uma marca e um guia de conteúdos de cultura e lazer de referência.
Um projeto da Associação Cultural Silêncio Sonoro, nasceu pelas mãos de Luís Banrezes, jovem portuense que escolheu S. Miguel para sua casa. Tudo começou em 2011 e surgiu da necessidade sentida pelo próprio em encontrar, num único formato, informação sobre os eventos que aconteciam diariamente na ilha. Colmatar essa falha foi e continua a ser o objetivo primordial da Yuzin.
Nesses quatro anos, a agenda cultural do Grupo Oriental conheceu vários formatos e, em 2013, foi tomada a decisão estratégica de estendê-la a Santa Maria. Para além da proximidade geográfica, as ilhas ficaram mais unidas em torno de um projeto de difusão e promoção cultural.
Com uma equipa jovem, a Yuzin é independente, irreverente, crítica e próxima das pessoas e agentes culturais, fundamentais na recolha da informação a publicar, sublinha o seu promotor. É um espaço para dar voz às gentes das ilhas sem nunca, no entanto, perder de vista e partilhar as tendências culturais do mundo. “Conhecer-me, conhecendo o meu espaço e compreende-lo no mundo é uma intenção ambígua que queremos traduzir, sempre mais, em cada edição que sai para a rua, para todos”, afirma Luís Banrezes.
Desenvolvendo um verdadeiro serviço público, é intenção da Associação Cultural Silêncio Sonoro levar a agenda a todas as ilhas tornando-se, assim, um produto “Açores”. “O facto da procura mensal ser superior à nossa capacidade de tiragem faz-nos crer que seria viável estender a Yuzin a todo o arquipélago”, sublinha Luís Banrezes.
Promoção de artistas dos Açores
A par da agenda, a Yuzin promove os artistas regionais e dá destaque aos principais eventos em conteúdos exclusivos produzidos mensalmente. O intuito é o de oferecer ao leitor informação complementar sobre os acontecimentos que animam as ilhas, por um lado, e por outro, dar a conhecer artistas, em ascensão ou com carreiras consolidadas, em áreas tão diversas como o artesanato, a fotografia, a música, a dança, o design, entre outras, promovendo-se assim, junto dos locais e turistas, o que de melhor a Região tem para oferecer.

+ There are no comments

Add yours