Banda das irmãs Haim é uma das revelações de 2013


Aborreço-me facilmente com o que se anda a ouvir por aí. Eu sou do tempo em que tudo era novo e diferente. Hoje em dia é cada vez mais difícil, pelo menos para mim, encontrar algo que satisfaça o meu ouvido musical. Mais uma vez fui surpreendida pelas sugestões do mundo online. Desta vez surpreendi-me com a banda Haim.

As Haim são uma banda californiana composta pelas irmãs Este Arielle, Danielle Sari, Alana Mychal, e ainda pelo baterista Dash Hutton. Enquanto crianças, as irmãs cresceram rodeadas de música e chegaram mesmo a tocar com os pais numa banda chamada RockinHaim. Ambos os progenitores eram músicos e haviam formado este coletivo para tocar em festas locais de beneficência. O nome da banda advém do pai, Mordechai Haim, que é de origem israelita.

Danielle e Este, as irmãs mais velhas, fizeram ainda parte de uma girls band juvenil, possivelmente algo muito parecido com os nossos Onda Choc. Chamavam-se The Valli Girls e chegaram a ter editora, e ainda viram um tema original ser incluído na banda sonora do filme “The Sisterhood of the Traveling Pants”. Com o passar dos anos, as Haim decidiram juntar-se e começar a criar o seu som único, e, em 2006, começaram a tocar em pequenas casas e bares.

As Haim tiveram uma breve pausa para que cada uma das meninas pudesse dedicar-se a projetos pessoais. Este e Alana foram para a faculdade, mas apenas Este a terminou, e Danielle esteve em tour como guitarrista de conhecidos músicos, como é o caso de Julian Casablancas, vocalista dos The Strokes. Após Alana ter desistido da faculdade, as três voltaram a juntar-se e decidiram levar o projeto mais “a sério”.

O primeiro álbum, Days are Gone, só viu a luz do dia em Setembro de 2013, mas o EP Forever já tinha tido alguma atenção por parte do público. Este primeiro registo saiu em Fevereiro de 2012 e, desde então, as Haim já estiveram em tournée com nomes como Edward Sharpe and the Magnetic Zeros, Mumford and Sons, e ainda Florence and The Machine. Não consigo deixar de comparar o som das Haim a Stevie Nicks e aos Fleetwood Mac. Primeiro pela voz quente e sensual de Danielle Haim, e, segundo, pela sonoridade. Quando ouvirem vão perceber. Gostaria de destacar as faixas “Don’t save me”, “Forever”, “The Wire”, e ainda o fantástico “Falling”.

As Haim foram, sem dúvida, uma das bandas buzz de 2013. Resta saber se os nossos festivais de Verão as vão incluir nos seus cartazes.

Categories

+ There are no comments

Add yours