David Fonseca: Radio Gemini e o álbum-emissora


David Fonseca não gosta de ser definido pelo idioma que canta. Nós não conseguimos fugir – desculpa, David – e só podemos dizer que há um David Fonseca a cantar em Português e um outro David Fonseca a cantar em inglês. As diferenças são evidentes, mas a  grande questão é saber qual o melhor.

“Futuro Eu” trouxe-nos muita felicidade, é certo, mas o regresso às origens tem nos servido tão bem. E talvez esta seja mesmo a característica mais fantástica do grande músico de Leiria – ser igualmente extraordinário em dois registos tão distintos. A verdade é que, no fim, depois de todas as diferenças, pouco importa o idioma em que David Fonseca cria – só tem mesmo que continuar a criar.

Se há algo que abunda em David Fonseca é criatividade. Nunca nos vamos fartar dos vídeos soberbos, das fotos de cair o queixo e, claro, da muita música fora da caixa, mas agora há uma irresistível rádio que cabe num disco. Radio Gemini é a radiofonia que passa ao lado dos caminhos muitas vezes insípido da pop que por aí anda. Uma rádio que até tem jingles, horóscopo, previsões meteorológicas, talkshows e muita, mas mesmo muita, música!

Radio Gemini é um fantástico e viciante mundo. Numa emissão de 59 minutos, David Fonseca explora um sem fim de sonoridades e constrói aquele que é o mais heterogéneo, mais completo, mais interessante álbum que temos visto por aí. Da felicidade viciante de “Oh My Heart” ao hip hop pesado de “Anyone Can Do It”, da melancolia de “Closer, Stronger” ao pitoresco mundo de “Lazy”, é simplesmente impossível desligar a emissora. O tempo teima em voar e David Fonseca continua a ser o nosso rei da pop.


////

+ There are no comments

Add yours