Direção musical do Azores Burning Summer nas mãos de ícone internacional


Ele fundou uma editora mítica, sobe ao palco com artistas de renome internacional – ainda há dias tocou com Massive Attack, por exemplo – e há umas semanas atrás teve honras de reportagem num jornal de referência como o The Guardian. Apesar de nós estarmos longe de o conhecer bem, ele parece não se fartar dos Açores.

Estamos a falar de Adrian Sherwood, o experiente produtor inglês que assume a direção musical do festival Azores Burning Summer, que tem lugar no Porto Formoso, entre 14 e 17 de Setembro.

O início da relação entre Adrian Sherwood e os Açores remonta a 2002 e teve início precisamente no Porto Formoso, no evento “Moinhos 2002”. O primeiro reencontro aconteceria em2004, no festival “Vinha D’Areia”.

Destes tempos, ficou a amizade com Filipe Tavares, produtor do Azores Burning Summer, e a vontade de voltar a ser feliz na Praia dos Moinhos.

E para espalhar felicidade, Adrian Sherwood não se faz rogado: põe a sua editora mundialmente conhecida, a On U Sound, ao serviço de todos nós, e traz aos Açores referências da música eletrónica do reggae e dub que marcaram a cena britânica nas últimas décadas.

Se calhar – tal como eu – também nunca tinha ouvido falar de Adrian Sherwood até hoje, mas se ainda tem dúvidas sobre a grandiosidade da sua carreira, e sobre a qualidade do que se vai passar no Azores Burning Summer, aqui fica a lista de alguns dos artistas mais importantes com quem ele trabalhou: Primal Scream, Depeche Mode, Asian Dub Foundation, Sinéad O’Conner.

Pelo menos algum destes nomes deve dizer-lhe alguma coisa. Caso contrário, não sabe o que anda a perder.

/////

Foto: Filipe Tavares

+ There are no comments

Add yours