FANDANGO apresentam videoclip de “RITZ”, álbum de estreia editado a 4 de Setembro


São precisos dois para dançar o Fandango. Gabriel Gomes e Luis Varatojo há muito que cruzam os palcos da música portuguesa, o primeiro com a Sétima Legião e os Madredeus, o segundo com os Peste & Sida e A Naifa. A procura de novos sons e novos caminhos tem marcado o percurso dos dois músicos que, em projectos diferentes, têm perseguido um objectivo comum: criar propostas artísticas a partir de referências da música de raiz portuguesa. Desta vez juntam-se para experimentar as sonoridades do acordeão e da guitarra portuguesa num contexto onde a electrónica comanda a acção e apela à dança.

GABRIEL GOMES
Músico, compositor e arranjador, iniciou a carreira no fim dos anos 80 com a Sétima Legião, grupo com o qual gravou cinco álbuns de originais. Nos anos 90 funda os Madredeus, um dos mais internacionais grupos portugueses, com quem gravou cinco álbuns e realizou centenas de concertos. A partir de 1996, e após a sua saída dos Madredeus, decide dedicar mais tempo a uma área que já o fascinava: as novas linguagens e ferramentas do mundo digital. Editou um disco sob a designação de Projecto Om e outro com o nome de Tjak, onde explora os caminhos da música electrónica. Foi também fundador, juntamente com Rodrigo Leão, do grupo Os Poetas com o qual gravou um álbum.

LUIS VARATOJO
Músico, autor e produtor, iniciou a carreira no fim dos anos 80 com os Peste & Sida, banda da qual foi fundador, e com quem gravou quatro álbuns de originais. Mais tarde, já em meados dos anos 90 grava três álbuns sob a designação Despe e Siga. Com ambas as formações realizou centenas de espectáculos em Portugal. No início de 2000 inicia uma parceria com João Aguardela, com quem criou o projecto Linha da Frente em 2002, e abanda A Naifa em 2004. Com a Linha da Frente deixou o registo de um disco homónimo de originais e vários espectáculos em Portugal e Espanha. Com a Naifa editou cinco álbuns, quatro deles com música original, e fez várias digressões em Portugal e no estrangeiro, com passagem por várias salas e festivais importantes na Europa, Ásia e África.

Categories

+ There are no comments

Add yours