Homem Mau – De Um Tecto Igual a Nós


Os portuenses Homem Mau são um daqueles coletivos que primam pela audácia e qualidade que conferem aos seus trabalhos. De Um Tecto Igual a Nós é o segundo e mais recente álbum da banda e não foge a esta regra.

O álbum é um verdadeiro discorrer de emoções fortes que na sua maioria são partilhadas pelo mais comum dos mortais. Tristeza, solidão, saudade, desespero, com uns laivos de loucura e até mesmo de violência, são os ingredientes de um disco que se revela como uma obra visceral e crua capaz de arrebatar qualquer ouvinte que se preze. Atente-se ao fato de estarmos perante uma obra escrita na língua de Camões e disponível para download gratuito legal no site da banda e temos motivos de interesse suficientes para não deixar passar ao lado este disco. Estilisticamente a banda é uma autêntica mescla sonora embora o fio condutor nunca deixe de estar bem vincado. Não tenhamos dúvidas: estamos perante um disco de rock do mais cru e duro que se pode esperar. Contudo, desenganem-se aqueles que pensam que a banda obedece a clichés ou regras pré-estabelecidas de um determinado género musical. De Um Tecto Igual a Nós é um trabalho refinado, com subtilezas e mudanças bruscas de feeling o que faz deste um trabalho que nunca se esgota, capaz de surpreender a cada nova audição.

Para além de algumas faixas mais curtas que funcionam ora como introduções, ora como pontes, os destaques vão para um punhado de músicas que se revelam como o núcleo duro do disco. “Crime e Castigo” é um tema agressivo denotando uma boa interligação entre todos os instrumentos com uma notável prestação vocal de Cláudio Alves que em conjunto criam um tema dinâmico. “Curiosamente” é introspetiva e melancólica, crescendo ao longo do tempo, adequando-se aos estados de alma como a solidão e o desespero aqui cantados. “Ao Menos Longe” é uma boa canção onde se realçam o bom refrão e os competentes riffs de guitarra enquanto “Paz ao Caminho”, primeiro single do álbum, é um tema sentimental e épico onde predomina a melodia.

Os Homem Mau conseguem, assim, dar um passo em frente qualitativamente em relação ao primeiro álbum da banda o que, por si só, já é notável. Para quem não conhece a banda não podiam ter melhor cartão-de-visita, para os outros será apenas a confirmação do óbvio: qualidade inquestionável.

 

Categories

+ There are no comments

Add yours