Mastodon – Os Últimos Imperadores


Aos que por aqui passam, provavelmente já se aperceberam do carinho musical de grande amplitude que por cá paira. É verdade de A a Z, do Rock ao Jazz ao Synthpop ao R&B… Se é Som que me puxa, então certamente encontrar-me-ão, e com os Mastodon a receita está servida!

Em 2011, um Jedi minhoto de palavrão aguçado a quem tenho a sorte de chamar amigo ofereceu-me uma cópia do fantástico The Hunter. Inicialmente não escondi o meu cepticismo, afinal de contas a minha cultura Metal encontrava-se resumida nos discos dos Tool, Pantera e Meshuggah. Que raio poderia superar esta santíssima trindade?! Pois… Conseguiram-no temas épicos e gloriosos como Curl Of The Burl, BlasteroidOctopus Has No Friends e Dry Bone Valley. Ora aqui se encontrava uma banda capaz de me surpreender com tudo aquilo que os sentidos ansiavam: riffs de tal forma arrepiantes que a pele de galinha nunca serviria como comparação e compassos tão ímpares que fariam o Pitágoras repensar o seu maldito teorema! The Hunter foi a porta de entrada, o rastilho que iluminou o caminho e mantinha-se incessantemente em rotação no momento em que levei as mãos à cabeça ao descobrir Crack The Skye (2009). Continuei a regressão através das paisagens floydianas de Blood Mountain (2006) e o underground Slayer-esque de Leviathan (2004). O dano estava feito e eu estava totalmente viciado! Afinal, depois de Crosby, Still, Nash & Young não houve outra banda onde todos fizessem valer os dotes vocais… E isso tem de somar pontos em qualquer escala de espectacularidade!

O quarteto de Atlanta – Troy Sanders, Brent Hinds, Bill Kelliher e Brann Dailor – está neste momento a dias de lançar o sucessor de Once More ‘Round The Sun (2014), com o inspirador título Emperor Of Sand. Trata-se de um álbum conceptual que nos traz a história de um tipo com a cabeça a prémio que caminha sem rumo pelo deserto. Metáfora rocambolesca para a perda de entes queridos… Onde é que eu já vi esta sinopse Mad Max? Venham mas é de lá esses fragmentos de psicadelismo encapsulados em solos épicos!!!

/////

Foto: Direitos Reservados

Categories

+ There are no comments

Add yours