Novo disco dos Azeitonas é confirmação da qualidade da banda


O novo disco dos Azeitonas – “AZ” – é a confirmação da qualidade da banda portuense, que apresenta onze temas com Pop e Rock fácil de consumir, e que há segunda audição já se consegue cantarolar. Comparando com os trabalhos anteriores, mantêm-se as letras inteligentes, frequentemente marcadas pelo humor, melhoram os arranjos, e a orquestração das músicas, com muitos mais instrumentos: destaque para uma secção de sopros que permite à banda explorar terrenos novos, como em “Circo Zen”, “Lisboa não é Hollywood”, e “Showbizz”, as surpresas mais agradáveis e frescas deste disco, a par do single “Ray-dee-oh”.

Tal como acontece nos discos anteriores dos Azeitonas, também este álbum está repleto de referências musicais, umas vezes mais óbvias, outras vezes mais subtis. Uma postura que a banda parece fazer questão de assumir com orgulho. Aliás, a primeira referência nota-se mesmo antes de ouvir o disco. Basta olhar para a capa. Não vos faz lembrar a capa de nenhum disco dos Beatles? Pois é. Já os acordes iniciais de “Rádio Alegria” também remetiam para “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.

No que diz respeito à música, “Circo Zen” não só nos leva para o ambiente musical típico de um circo, como nos faz lembrar “Being for the benefit of Mr. Kite” (também dos Beatles), “Lisboa não é Hollywood” podia ser uma banda sonora de James Bond, e o interminável refrão apoteótico de “Nanana” tem ‘cheiro’ a “Hey Jude”. Mais uma vez os Beatles. Que boas influências!

Embora nenhuma tenha o potencial de “Anda Comigo Ver os Aviões”, em AZ não faltam também as baladas: “Tonto Por Ti”, “Meu Travesseiro”, “Sahara” e “Angelus”.

Se o papel preponderante de Miguel Araújo no som dos Azeitonas já parecia óbvio, a comparação deste novo disco, com “Cinco Dias e Meio”, o seu álbum a solo, esta influência torna-se ainda mais evidente. Pessoalmente, gosto mais do timbre de Miguel Araújo do que do de Marlon – vocalista dos Azeitonas.

Os Azeitonas cresceram como músicos e este é um trabalho muito mais maduro, com um resultado final muito consistente.

 

+ There are no comments

Add yours