O Terno: banda de rock progressivo do Brasil


A onda revivalista do rock psicadélico que marcou os anos 60 continua a crescer. Em Portugal, o fenómeno tem o expoente máximo com os Capitão Fausto, e na cena internacional são talvez os australianos Tame Impala que mais aclamação têm recebido. Esta semana trago uma banda do Brasil em que fortuitamente ‘tropecei’ e que tem estado no topo das minhas audições: O Terno.
Tim Bernardes, Guilherme D’Alemida, e Victor Chaves formam o trio de São Paulo que, apesar da sua tenra idade – entre  23 e 24 anos – sabe o que quer.
Reflexo daquilo que é a música independente no verdadeiro sentido da palavra, O Terno editaram já dois discos sem o apoio de grandes editoras. Recentemente, juntaram-se a outras sete bandas para criar a etiqueta “Risco”, que promove a difusão da música em vinil.
Este caminho ‘contra a corrente’ não os tem impedido de serem nomeados para uma série de prémios, tendo mesmo recebido o galardão de “Aposta MTV Brasil” e “Melhor vídeo” nos prémios Multishow, em 2012, referentes ao disco de estreia “66”. Já o disco editado este ano, que tem o mesmo nome que a banda, embora não tenha vencido nenhuma categoria, foi nomeado para “Melhor álbum” e “Melhor música partilhada”, também pelos Prémios Multishow. Por falar em música partilhada, o disco está disponível para download gratuito em www.oterno.com.br.
Mas falemos da música. Com claras influências dos Beatles, que, se não fossem percetíveis pela sonoridade seriam denunciadas pelo baixo de Guilherme D’Alemida – idêntico,  ou pelo menos muito semelhante, ao Hofner celebrizado por Paul McCartney – ou pela letra de “Quando Estamos Todos Dormindo” que evoca a conhecida história de “Paul McCartney quando fez o Yesterday” (caixa).
Além de uma musicalidade interessante, com texturas retro, O Terno conseguem ter excelentes letras – algo, aliás, característico da música brasileira, que beneficia simultaneamente da potencialidade lírica da língua portuguesa e da flexibilidade do sotaque brasileiro. Uma mistura explosiva.
Para comprovar a genialidade lírica basta ouvir com atenção ao tema que abre o disco “66”, que desmonta os dilemas artísticos dos músicos do nossa tempo, que vivem encurralados entre assombração pelo sucesso dos “monstros” intocáveis do passado e a crítica à inovação: ”se eu não posso inovar, eu vou cantar o que já foi, e vão dizer que é nostalgia e que esse tempo já passou, que eu estou por fora do que é novo, mas se é novo falam mal”. Quem escreve assim… é O Terno.
“Yesterday”: o tema que surgiu num sonho

Inicialmente intitulada “Scrambled Eggs”, o tema “Yesterday”é uma composição de Paul McCartney, que, segundo o próprio, surgiu num sonho. Paul diz ter acordado com a melodia e os acordes claramente definidos na sua cabeça. Conta-se que o músico terá ficado tão intrigado com a forma tão natural com que a música surgiu, que, durante vários dias mostrou-a a vários amigos perguntando se já tinham ouvido aquela melodia. A música era mesmo original e acabou por ser reconhecida – ainda hoje – como a canção mais gravada de sempre, com mais de 3 mil versões, por artistas como Frank Sinatra, Ray Charles ou Elvis Presley

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