Perdidos nos 80: Ratt, hard rock no seu melhor.


Os Ratt foram uma banda de enorme sucesso que emergiram em plena onda glam rock de Los Angeles. Apelidando a sua música de “Ratt’n’roll”, estes rockeiros criaram sucesso atrás de sucesso até ao começo da decadência do estilo no ínico do anos 90.
Formados em Los Angeles e conhecidos por Mickey Ratt, em 1981 viram o seu nome reduzido para apenas Ratt pelo membro fundador e vocalista Stephen Percy. Os guitarristas Warren DeMartini Robin CrosbyJuan Croucier (baixo), 
e Bobby Blotzer (bateria) completariam a banda. O EP homónimo de estreia causou um impacto inicial nos ouvintes e levaram a que fosse notados levando a um contrato discográfico com a famosa Atlantic Records.
Out Of The Cellar vendeu mais de 3 milhões de cópias e com a ajuda do single “Round And Round”, os Ratt tornaram-se um dos maiores nomes na cena metal. Os álbuns seguintes nunca alcançaram o sucesso da estreia, contudo, álbuns platina e concertos esgotados eram norma para a banda durante o final dos anos 80. Vários singles como “Lay It Down” e “Dance” eram habituais nas tabelas devenda, mas em 1990 as coisas começaram a mudar. Crosby saiu da banda em 1990 e a banda permaneceu com apenas quatro elementos com o lançamento de “Nobody Rides For Free” para a banda sonora de Point BreakPearcy seguiu os mesmos passos pouco depois para formar os Arcade e os Ratt rapidamente dissolveram-se. Blotzer juntar-se-ia ao grupo Contraband para a gravação de um álbum.

Em 1997 a banda decidiu voltar ao ativo e retornaram com Robbie Crane no baixo. O primeiro material da banda desde há alguns anos foi lançado em 1999 e fizeram-se à estrada com várias bandas da década de 80 numa difressão de sucesso. Mas no ínicio de 2000 Pearcy voltou a sair, deixando a banda num limbo e forçando ao cancelamento de algumas datas. Os elementos remanescentes participaram nas tours de Jizzy Pearl (dos Love/Hate L.A. Guns) e John Corabi ex-Motley Crue The Scream), mas encontravam-se sem editora. Infelizmente, o lendário Robbin Crosby perdeu a sua longa batalha com as drogas, sucumbindo à SIDA em 6 de Junho de 2002. Uma vez mais voltaram à estrada em 2007 após mais uma reformulação no sei da banda ao recrutarem Carlos Cavazon, antigo guitarrista dos Quiet Riot, e lançaram o álbum Infestation, o último da banda até à data.


+ There are no comments

Add yours