Souq lançam mais um capítulo da sua saga


2016 marcou o regresso às edições discográficas dos aveirenses Souq com o álbum “The Dynamite Sisters – Volume Three Of The Red Desert” através da FLOP Records. Depois do aclamado álbum de estreia de 2014, “At La Brava – Volume Two Of The Red Desert Saga”, considerado por muitos como um dos melhores discos do ano, as expetativas eram elevadas.

A banda, contudo, não deixou os seus créditos por mãos alheias apresentando-nos uma sequela onde para além do desert rock característico da banda, o rock, blues, pop, jazz e psicadelismo convivem de forma harmoniosa mostrando, uma vez mais, a capacidade de inovar e experimentar novas ideias, predicado da banda. O resultado é a prova cabal que os Souq são uma das bandas mais engenhosas do rock português da atualidade.

Revelando uma sonoridade bastante conceptual, “The Dynamite Sisters” revela, igualmente, uma importante componente cinematográfica nas suas faixas. É possível discernir elementos sonoros que nos remetem para uma atmosfera mais obscura contribuindo, assim, para o aumento do fator “surpresa” a cada vez que se coloca o disco a tocar. Exemplos disso são, por exemplo, as perseguições sonoras preconizadas pelos instrumentos de sopro ou as guitarras cheias de reverb que foram beber diretamente à fonte inicialmente aberta com o psicadelismo dos rock das décadas de 60 e 70 do século passado.

Os Souq são compostos por Bruno Barreto (baixo), Bruno Tavares (voz), Jorge Loura (guitarra e voz), João Martins (bateria e percussão), Paulo Gravato (saxofone barítono), Gabriel Neves (saxofone tenor) e Rui Bandeira (trombone baixo).

A faixa que dá título ao álbum, “The Dynamite Sisters” foi a escolhida para vídeo do primeiro single cujo concerto de apresentação sucedeu no passado mês de outubro, no Teatro Aveirense.

Para 2017 a banda deseja subir ao palco ainda mais vezes que em 2016, levando a sua sonoridade sui generis ao maior número de pessoas possível. Podem crer que vale muito a pena!

////

Formados em 2009, os Souq pegaram nas suas raízes rock e abraçaram o psicadelismo, o blues, o pop e o jazz para construir uma sonoridade dinâmica e cheia de personalidade, bem patentes nos concertos ao vivo. O primeiro disco da banda, “At La Brava – Volume Two Of The Red Desert Saga)”, foi editado pela banda em 2014. Este ano fomos presenteados com o mais recente lançamento “The Dynamite Sisters – Volume Three Of The Red Desert”. Resta-nos desde já esperar ansiosamente pelo primeiro volume da trilogia.

+ There are no comments

Add yours