The “X” in The XX


O último semestre de 2010 trouxe-me este raio de luz. Numa altura em que se estava a fechar mais um ciclo e a iniciar outros. A criatividade, amor e paixão estava no ar. Rejuvenesci e voltei a ter 18 anos. Se calhar menos. Apesar da música que escutava aparentar ser cada vez mais “crescida”.

Ouvi pela primeira vez The XX no programa do Conan O’Brien ou do Jimmy Fallon. Já não me lembro. Anyway… O relevante é saberem que foi uma revelação. De imediato procurei tudo o que havia online sobre este brilhante projecto britânico. Lembro-me que até fiz questão de fazer uso de alguns temas do álbum XX em apresentações de trabalhos da Universidade.

The XX é mais uma daquelas bandas que justificam a minha louca “pancada” pelo Indie. São um misto de bons sons ambiente, inspiradores, melancólicos, com bonitas pistas de baixo, e uma das melhores conjugações vocais entre voz feminina e masculina que ouvi nos últimos anos.

Este grupo é minimal. Composto apenas por 3 elementos, Romy Croft (vocals e guitarra), Oliver Sim (vocals e baixo), e Jamie Smith (synths e beats). O primeiro trabalho do colectivo foi lançado em Agosto de 2009, mas atingiu o seu auge em 2010 à medida que os The XX se foram dando a conhecer através dos singles e dos gigs. Queria destacar os singles “Crystalised”, “Basic Space”, “Islands”, e “VCR”, embora todo o álbum seja brilhante. Começar um trabalho com um tema instrumental como o “Intro” indica que algo sonoramente fantástico nos espera ao longo dos restantes minutos de XX.

Em Setembro de 2012 saiu o segundo trabalho desta banda, Coexist. A meu ver, foram poucas as novidades na sonoridade dos The XX. Podemos notar algum experimentalismo no electrónico e na construção da tensão musical, mas continuam com a mesma base. Mantiveram-se fiéis a si próprios e resultou muito bem. Angels foi o tema escolhido para apresentar Coexist ao mundo. Lançaram Chaine, de seguida, e, em Julho, um ano após o último single,  será lançado Fiction.

Revelando o amor que têm pelo nosso país, após algumas passagens pelo território nacional, os The XX fizeram questão de incluir Lisboa numa das três cidades por onde passou o festival Night+Day, uma série de concertos que decorreram também nas cidades de Berlin e Londres.

Em Abril deste ano, a banda revelou um novo single Together, que irá fazer parte da banda sonora de um dos filmes mais esperados deste ano, The Great Gatsby.

 

Categories
Tags

+ There are no comments

Add yours