Willy Moon a caminho da fama


Foi o vídeo de “I Wanna Be Your Man” que me despertou imediatamente a curiosidade para o trabalho de Willy Moon, um jovem com o visual, a voz, e o swing de um verdadeiro ícone dos anos 50 – o vídeo, a preto e branco, salienta ainda mais estas características. Mas há mais qualquer coisa.

Em “She Loves Me” as coisas ficam mais claras: Willy Moon foi aos anos 50 resgatar o rock’n’roll, mas levou consigo a tecnologia do século XXI. Aos acordes de guitarra dançáveis o jovem neozelandês junta batidas electrónicas e uma panóplia de efeitos que, ao vivo, são assegurados por um DJ.

Passo ao vídeo seguinte com expectativas elevadas. Mas “Yeah Yeah” é uma profunda desilusão, e os primeiros versos bem me avisam: “Everybody well don’t know it’s me now / Yeah, who is it, who is it / Well he’s back with a brand new beat now / Yeah you doin’ it doin’ it / Hey hey hey hey yeah / Tryin’ to doubt my style? / Hey, hey hey Yeah how you like me now?“. E sim, eu duvido do estilo e respondo que não gosto.

Willy Moon deve estar prestes a explodir como fenómeno de popularidade, mas talvez não pelas melhores razões. E as melhores razões, para mim, estão presentes no vídeo da sua versão de “Shakin”: a garra, a pinta, o ‘feeling’, a voz, a técnica, o som da guitarra.

Mas não. Willy Moon vai ficar famoso por músicas sem alma, como “Yeah Yeah”. Aliás, o tema já tem um “palco” privilegiado: é a música que se ouve no mais recente anúncio aos iPod da Apple.

Apesar da sua juventude, Willy Moon está a ter, aparentemente, uma gestão muito inteligente da sua carreira. Ainda sem qualquer álbum editado, tem cinco vídeos com milhões de visualizações e assinou pela editora de Jack White, para quem fez as primeiras partes de uma série de concertos.

Outra qualidade que Willy Moon parece prezar é a intensidade: “Here’s Willy Moon”, o álbum que será editado este ano, não chega à meia hora de duração, e apenas uma música terá mais de três minutos. Terá sido também esta a imagem que o músico deixou em Lisboa, onde actuou a semana passada.

No seu site, promete novidades para breve. Vem aí mais um single.

Categories
Tags

+ There are no comments

Add yours